Cinco formas de evitar perda de massa magra resultante do envelhevimento.
1. Testosterona - O hormônio aumenta a massa muscular. Mande testar a sua testosterona sérica. Se você tiver mais de 50 anos, é muito provável que os níveis estejam baixos.
2. Vitamina D - A vitamina D é imporntantissima quando se trata de preservar a integridade dos seus musculos. Ela ajuda a manter a função das fibras musculares tipo II, que auxiliam na prevenção da força dos sus musculos e comprovadamente, têm uma atividade anti-inflematória potente. Isso é crucial, ja que as pessoas com sarcopenia (perda demassa e força devido à idade) apresentam altos níveis de substâncias inflamatórias. Mande checar seus níveis sanguineos de vitamina D (25-hidro D) e fale com seu médico sobre a quantidade certa para você.
3. Aminoácidos- A suplementação com aminoácidos pode ajudar a aumentar a massa corporal magra, especialmente nasqueles que sofrem de sarcopenia. Em um artigo publicado no American Journal of Cardiology, 41 pacientes com sarcopenia receberam aminoácido ou placebo. Após seis meses de suplementação indentificaram melhorias consideraveis no ganho de massa magra os que tomaram os aminoácidos.
4. Carnitina - Acrescentar a suplementação de creatinina a um estilo de vida saudável e ativo vai aumentar o volume de músculos que estam definhando. Ela é terapêutica porque adiciona água às células musulares desidratadas.
5. Leucina - O Journal of Physiology um artigo que diz que a leucina pode ajudar os mais velhos a manter a massa muscular adequada. Embora a suplementação de leucina seja válida, eu não dependeria exclusivamente dela. De acordo com a BBC News, "os peritos do Reino Unido concordam que a melhor forma de aumentar os níveis de leucina é comendo carne". Em outras palavras, você precisa de uma dieta alta em gordura e colesterol e baixa em carboidratos e amidos - a qual eu espero que você ja esteja seguindo de qualquer maneira.
Dr. Wilson Rondón Jr. - Nutrologo e cirurgião vascular. Artigo retirado da revista Sport Life, edição 126 Maio 2012, pagina 21.