Saiba como identificar e tratar a lesão na cartilagem do joelho
Apesar de indesejáveis, as lesões são algo normal na vida dos atletas, e os joelhos costumam ser uma das partes do corpo que mais sofrem com a prática do esporte. Um dos problemas mais comuns nesta região é a condromalácia patelar (também conhecida como síndrome da dor patelo-femoral ou “joelho de corredor”), que é um amolecimento da cartilagem articular.
“A palavra condromalácia significa amolecimento da cartilagem, porém, a condromalácia patelar não é apenas isso, mas também toda alteração que existe na cartilagem articular”, explica o Dr. Moisés Cohen, Professor Livre-Docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp e diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.
“Este amolecimento na cartilagem provoca síndromes de dor na parte anterior do joelho, e é uma lesão que costuma acometer mais as mulheres, pois elas possuem a bacia mais larga e há uma sobrecarga na articulação”, completa o Dr. José Marques Neto, ortopedista da Clínica Paulista de Esportes e da Clínica do Dr. Osmar de Oliveira.
As causas
A condromalácia patelar pode ser causada por traumas diretos, como um choque, ou por desvios esqueléticos que provocam o desgaste na cartilagem. “Peso excessivo, falta de fortalecimento muscular, músculos pouco alongados e repetições de exercícios com cargas altas também podem acarretar no problema”, alerta Marques.
Os principais sintomas desta lesão são dor na região anterior do joelho ao subir e descer escadas ou ladeiras, ao levantar de uma cadeira, agachar-se, praticar exercícios físicos ou até mesmo manter o joelho flexionado sem fazer qualquer movimento; crepitação e estalidos ao flexionar e estender o joelho; e edema e derrame articular ocasionado pelo excesso de líquido sinovial formado no processo inflamatório.
As soluções
As soluções
Para tratar a condromalácia patelar, Cohen explica que primeiro é preciso corrigir as causas da lesão. “Se o problema foi provocado por mau alinhamento, primeiro temos que tratar isso, para depois cuidar da lesão focalizada”, diz o ortopedista. “Em alguns casos, é necessário fazer cirurgia. Hoje em dia, existem diferentes e modernos procedimentos cirúrgicos para o tratamento”, completa.
Para os casos que não são tão graves a ponto de precisar de cirurgia, são indicados alguns exercícios e orientações, para evitar que o problema aumente. “A pessoa precisa fazer exercícios de fortalecimento e alongamento muscular e treinamentos funcionais, para melhorar o equilíbrio e os movimentos”, afirma José Marques Neto. “Quem tem a lesão deve evitar fazer exercícios com movimentos repetitivos, ficar sentando e levantando o tempo todo ou agachar”, completa Moisés Cohen.
qual melhor exercicio indicado aeróbica ou pilates
ResponderExcluirOla Karina, desculpa a demara na resposta, fiquei um tempo afastado do meu blog, mas agora eu to com tempo e estou voltando, respondendo sua pergunta, se uma pessoa tem alguma lesão no joelho, dependendo do nivel de lesão o mais aconselhavel é um fortalecimento da musculatura, seja na musculação ou pilates, aeróbico nem pensar; muito impacto no joelho sem um fortalecimento nunca é bom! Obrigado.
ResponderExcluirA 22 dias atras eu torci meu joelho. Fiz radiografia mas não tem nada no osso. Não consigo apoiar meu pé no chão. Como tratar esse problema? oque pode ter acontecido?
ResponderExcluirBoa noite Francisco, se você não tem nada no osso, provavelmente deve ser muscular, na maioria das vezes é, o melhor remédio é o repouso, e logo em seguida o fortalecimento seja na musculação, pilates ou alongamento. Muito alongamento também ajuda bastante, e lembre, tanto o joelho quanto a coluna merecem um reforço especial na hora do treinamento. Abrs.
Excluir