quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Carboidrato: Nossa Principal Fonte de Energia


Carboidratos: Nossa Principal Fonte de Energia?

Sim, e são classificados pelo seu tamanho em:

- Monossacarídeos: como a glicose, frutose e lactose, chamados de carboidratos simples.
- Dissacarídeos: união de dois monossacarídeos. Ex: galactose (glicose + frutose), sacarose (frutose + glicose).
- Polissacarídeos: união de vários monossacarídeos formando uma cadeia maior, chamados também de carboidratos complexos. Ex. Amido.

O tamanho da cadeia dos carboidratos influencia a velocidade de digestão (veja artigo índice glicêmico). Teoricamente devemos ingerir carboidratos complexos antes dos treinos longos, pois eles alcançam a corrente sangüínea de forma lenta e contínua. Desta forma, provêem energia durante prolongado período de tempo. Depois do treino prefira alimentos com carboidratos simples, pois fornecerão a energia rápida que você precisará para a recuperar-se do esforço. Para maiores detalhes consulte a matéria sobre índice glicêmico.

Cortar carboidratos é uma idéia fora de forma.

 “Quem quer emagrecer não precisa recusar uma bela macarronada ou uma fatia de pão. Os carboidratos desses alimentos, que eram considerados vilões do corpo esbelto, são a melhor fonte de energia para os músculos durante a ginástica”, explica a nutricionista Juliana Grazini, professora das Faculdades São Camilo. Sem eles, por incrível que pareça, o corpo demora mais para reagir aos exercícios.
(Fonte : Lúcia Helena de Oliveira para revista Superinteressante Julho de 1997)

O que é o tal carregamento de carboidratos ?

O carregamento de carboidratos, ou "carbo-loading", é uma prática comum entre corredores nos dias que antecedem uma corrida longa (acima de 90 minutos de duração).

Três ou quatro dias antes de uma maratona, a maioria dos atletas diminui o volume de treinamento e passa a ingerir maior quantidade de carboidratos. O objetivo é aumentar o nível de glicogênio armazenado nos músculos. Recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em carboidratos e com pouca gordura como : pães, massas, batatas e frutas. É normal se sentir um pouco "pesado" durante a fase de carregamento de carboidratos.

Devemos ingerir carboidratos logo após o exercício ?

Ingerindo-se carboidratos logo após um exercício que provoca esgotamento de glicogênio, consegue-se uma maior concentração de glicogênio nos músculos.

A ingestão de proteínas também acelera a recuperação. Desta forma um sanduíche (com pouca gordura e sem molhos) seria uma boa pedida logo após a corrida (ou outra refeição com carboidratos e proteína).

Nenhum comentário:

Postar um comentário