A escolha do exercício certo barra os desgastes típicos de cada fase da vida
Está mais do que provado que a prática regular de exercícios físicos faz bem aos músculos e à mente. Mas, a cada faixa etária, o corpo tem necessidades – e desgastes – diferentes. Veja aqui quais são as atividades mais indicadas para cada idade. Tudo isso, claro, depois de uma avaliação física e a liberação do seu médico.
Dos 20 aos 30
Step é uma que você simula a subida em degraus, de diferentes alturas, com movimentos básicos aos mais complexos.
Body Combat é uma aula que combina movimentos de varias artes marciais, tais como: Kung-fu, Caratê, Boxe, kicking Box, Capoeira e Muai Thay.
Spinning ou Bike Indoor é uma aula que você pratica em uma bicicleta especial com carga.
Jump te proporciona um trabalho intenso nas pernas e no abdomen além de fazer um treino completo no seu sistema cardiovascular e cardiorespiratório.
Nessa fase, os músculos, ligamentos e articulações estão a todo vapor. Vale apostar nas aulas de musculação aliadas aos exercícios aeróbios, como corrida e caminhada ou em atividades dinâmicas como as aulas de step, boxe, spinning, jump e até escalada indoor para os adeptos dos esportes radicais. A não ser que existam restrições médicas, como problemas nas articulações dos membros inferiores, que não suportam sobrecarga de peso, todas as atividades físicas são bem-vindas.
Dos 30 aos 40
Flexibilidade pode ser conquistada na faixa dos 30 aos 40 por meio do Pilates e Alongamento.
Yoga, pilates e alongamento são atividades que vão deixar o corpo tonificado, protegido e flexível. A partir dos 25 anos, a mulher perde 1% da capacidade aeróbica por ano de vida, os exercícios regulares atenuam essa queda. As atividades de alongamento impedem que articulações e ligamentos percam a flexibilidade e dificultem movimentos ao longo dos anos.
Dos 40 aos 60
Musculação promove o fortalecimento e a renovação óssea
Nas mulheres, a faixa etária de 45 a 58 anos é marcada pelo aparecimento da menopausa. Estudos comprovam que a prática de exercícios nessa fase é benéfica para afastar desprazeres como apatia, insônia e dor de cabeça, além de diminuir a incidência de diabete, câncer e problemas cardíacos. Mesmo que o ponteiro da balança continue na mesma posição, malhar ajuda a queimar a gordura abdominal – a grande vilã desses problemas. O mais indicado são exercícios de fortalecimento, como caminhada ou musculação. O exercício estimula a renovação dos ossos e previne a osteoporose. Exercícios específicos que melhoraram a musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, também auxiliam diminuição dos casos de incontinência urinária.
Dos 50 aos 60
Hidroginástica trabalha as estruturas ósseas e as articulações
Natação e hidroginástica são as atividades mais recomendadas nesse período. Isso porque a água reduz o impacto sobre as estruturas ósseas e articulações. A sobrecarga é prejudicial diante de problemas como osteoporose e artrose. A musculação assistida também é indicada para dar força aos músculos e reduzir a perda de massa óssea.
Fonte de consulta: Minha Vida
É muito bom ver que cada fachetaria de idade tem várias atividades físicas para fazer.
ResponderExcluir